quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fórum Nacional (Sessão Especial) setembro 2012

Raul Velloso pede urgência em investimentos de infraestrutura
O especialistas em contas públicas, professor e ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento Raul Velloso participou do Fórum Nacional apresentando estudo sobre as deficiências e soluções para infraestrutura brasileira. Esse conteúdo se transformou em livro, lançado no evento: Infraestrutura – Os Caminhos Para Sair do Buraco. Estudo Mostra Como o Investimento em Infraestrutura pode Acelerar o Crescimento Econômico Via Produtividade e Qualidade. Também contribuíram para a publicação os economistas César Matos, Marcos Mendes e Paulo Singer de Freitas.
Para Raul Velloso, os esforços empreendidos pelo governo federal na área de infraestrutura e logística são reconhecidos, apesar de haver necessidade de se avançar com mais celeridade no processo de investimentos e execução dos projetos. “O fato é que, nos últimos anos, o volume de investimento desabou e tem que acontecer uma recuperação. Isso vale tanto para o investimento privado quanto paar o público. Temos que recuperar rápido”, afirmou.
Em sua avaliação, o Brasil passa pelo problema de retração da poupança externa em função da crise internacional, e que por isso a tendência é haver uma 'trava' na processo de produtividade no país. Dessa forma, ele disse que o investimento em infraestrutura pode preencher essa lacuna, pois traz um ganho indireto na taxa de produtividade. “Isso significa que temos que aumentar a produtividade, mas como o setor público tem limitação financeira, precisamos que o setor privado participe. Para que se tenha um ganho de produtividade, precisa haver velocidade na resposta do processo de investimento”.
Citando o exemplo da precariedade do sistema rodoviário brasileiro, Raul Velloso disse ainda que a grande dificuldade é fazer com que a sociedade entenda que é necessário pagar para ter um modal mais eficiente. “Como sair da obra pública para 'pedagiada'? Para que a gente não atravanque esse projeto, tem que entender que isso tem um custo de produção. Contudo, o ônus para o usuário tem que ser menor do que o bônus que ele vai ter com a melhoria da rodovia. E o que vai resolver isso é o leilão de concessão, que precisa ter uma visão dinâmica, focando o ganho de produtividade, pois isso é fundamental

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