quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fórum Nacional (Sessão Especial) setembro 2012

               Fórum Nacional discute avanços nas ações em comunidades do Rio

                                                           Marilia Pastuk

                                                                    
A Sessão de Encerramento do Fórum Nacional teve como tema “Nem um dia se passa sem notícias suas: Cúpula das Favelas para a sua inclusão social e econômica”. A superintendente da ONG Ação Comunitária do Brasil, Marília Pastuk, expôs um quadro no qual levanta os resultados alcançados pela Cúpula das Favelas, que englobou as comunidades da Rocinha, Pavão-Pavãozinho, Boréu e Manguinhos. Para ela, o Fórum Nacional optou por continuar o trabalho iniciado nessas comunidades em dezembro de 2011, que resultou na publicação do livro "Favela como Oportunidade", lançado na edição de maio do Fórum Nacional. “O livro visa contribuir para romper com o paradigma de políticas públicas sociais fragmentadas, superpostas e desarticuladas, consolidar, ampliar e dar visibilidade ao que já vem sendo feito nesses territórios por diferentes atores sociais, inclusive pelo poder público e, principalmente, por moradores e lideranças comunitárias”, disse a palestrante, acrescentando que o programa busca ainda qualificar propostas de inclusão apresentadas na publicação dotando-as de maior legitimidade.
Ela citou ainda que em conjunto com Fórum Nacional foram promovidas reuniões em cada uma das comunidades com lideranças comunitárias, moradores e representantes de instituições que atuam localmente. “Tais reuniões contaram com a participação de parceiros institucionais que conformam o chamado "colegiado" e se traduziram em momentos ímpares de alinhamento de expectativas e reconhecimento mútuo”.
De acordo com ela, desses encontros surgiram alguns resultados preliminares e propostas como: unificação dos bancos de dados acerca de tais comunidades em um sistema de informação único, criação de um Centro Integrado de Referência nas comunidades, que servirá como catalisador das atividades realizadas, disseminando informação e a maximizando esforços de monitoramento e avaliação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário